Aberta a mesma deparei com uma obra de Carlos Melo Bento (1)
A obra é um trabalho de investigação e de identificação dos primeiros povoadores das ilhas açorianas. Conseguiu identificar 281 pessoas com a sua origem geográfica num trabalho que fica para a memória futura daquelas ilhas tão belas.
Rezava a história que os portugueses começaram a povoar as ilhas por volta 1432, oriundos principalmente do Algarve, do Alentejo, da Estremadura e do Minho. O autor defende que as datas iniciais são os anos de 1439, 1444 e 1474, e os primeiros povoadores vieram do Porto, Lisboa, Guimarães, Beira, Alentejo, Entre o Douro e Minho, Algarve, Ribatejo, Trás-os-Montes e Estremadura, sendo identificados pelo nome e sua genealogia.
Uma obra que vou ler com toda a atenção ademais quando na obra 6 páginas são fruto da minha investigação e do António Roldão contando, ainda, com a ajuda do Manuel João. Da nossa parte demos a informação que tínhamos e, certamente, contribuímos para que a história dos açorianos seja mais rica.
(1) Autor de diversas obras, no campo da Arqueologia e História dos Açores. Medalha de Honra da Ordem dos Advogados Portugueses e ex-presidente do Concelho Deontológico e Conselho Distrital dos Açores da Ordem dos Advogados.